Informe n.º 510


Polícia Federal prende mais um envolvido no Caso Xicão

A Polícia Federal anunciou na segunda-feira, 29, no Recife, Pernambuco, a prisão de mais um envolvido no assassinato do líder Xicão, do povo Xukuru. É o pistoleiro Evandro Tenório de Brito, conhecido como Vando de Ageu. Ele confessou ter recebido dinheiro para matar um dos assassinos de Xicão, Rivaldo Cavalcanti de Siqueira numa operação de "queima de arquivo". O plano não deu certo porque Siqueira, também conhecido como Riva de Alceu, foi preso no início do mês na cidade de Bom Jesus, Rio Grande do Norte.

Riva contou à polícia que participou do assassinato de Xicão, no dia 20 de março de 1998, juntamente com José Libório Galindo, a mando de um fazendeiro da região do agreste pernambucano. José Libório foi morto no interior do Maranhão, logo depois da reabertura do caso, em outubro do ano passado.

De acordo com o Diário de Pernambuco, a prisão de Evandro Tenório de Brito aconteceu no dia 24 de abril, num distrito do município de Alagoinha. Ele foi interrogado na presença de um representante do Ministério Público Federal e de um defensor público, quando confessou sido procurado pelo mandante do assassinato de Xicão com a tarefa de eliminar Rivaldo Cavalcanti de Siqueira se ele não aceitasse sair do Nordeste.

Os depoimentos de Rivaldo e de Evandro reforçam as provas contra o fazendeiro que mandou executar Xicão, o líder do povo Xukuru. Mas o superintendente da Polícia Federal em Pernambuco, Wilson Salles Damázio afirmou que não pretende prendê-lo enquanto não tiver "provas objetivas" que "garantam a condenação do suspeito".

O Conselho Indigenista Missionário e outras entidades indigenistas temem que o excesso de zelo da polícia, além de protelar a resolução do caso, poderá facilitar a fuga do fazendeiro e contribuir para a continuação de sua impunidade. Por isso exigem que as autoridades, agora com a confissão de dois envolvidos no assassinato de Xicão, façam cumprir a lei o mais urgentemente possível.

Brasília, 27 de junho de 2002.
Cimi - Conselho Indigenista Missionário




.. volta para a página principal

Para mais detalhes com referencia ao texto, entre em contato diretamente com o Cimi:


Webmaster Pro REGENWALD

Gostaríamos a receber seus comentários e responder as suas dúvidas. Porfavor, mande sua messagem a se quisser contribuir a esse trabalho.